Editorial

Samantha Lodi-Corrêa

Resumo


Publica-se a terceira edição do Caderno de Estudos e Pesquisas FOCO, publicado pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada. Nessa edição do Caderno Foco há a temáticaInterconexões e a escolha pelo tema refere-se a busca da interação dos cursos da instituição no conhecimento científico e acadêmico. Essa interconexão pode ser feita entre os cursos, quando o conhecimento está vinculado a dois ou mais saberes do conhecimento.

O objetivo dessa publicação das FIMI é divulgar e democratizar pesquisas nas áreas de Administração; Biomedicina; Ciências com habilitação em: Biologia, Matemática e Química; Engenharia Civil, Farmácia; Gestão Ambiental; História; Letras; Pedagogia; Química Industrial; e Serviço Social, além de permitir trocas de experiências entre pesquisadores de áreas diversas.

O Caderno FOCO 3ª edição é composto por seis artigos elaborados por docentes e discentes dos cursos das Faculdades Integradas Maria Imaculada.

No primeiro artigo Mídias de acesso para alunos com deficiência auditiva e com deficiência visual na escola, de autoria de Maria Terêsa Rocha Triñanes e Nilva Rodrigues do Prado Simões, disserta-se sobre as necessidades especiais de alunos com deficiência visual e com surdez no Ensino Fundamental e a estrutura necessária para que a escola possa receber adequadamente esse aluno, com ferramentas didáticas e, principalmente, com docentes capacitados para isso. A autora e a coautora usam para isso a literatura específica, mas também a experiência que têm como professoras das Salas de Recursos do Estado de São Paulo, que atendem alunos com necessidades especiais na Educação Básica.

Já o segundo artigo Automedicação com antibióticos em estabelecimento farmacêutico do município de Mogi Mirim, SP, Brasil realizado por Sebastião Conceição e Danyelle Cristine Marini de Morais parte da preocupação com o uso abusivo de antibióticos por diferentes camadas populacionais e faixas etárias que se automedicam e associam antibióticos com outros medicamentos. O tema foi apresentado com base em bibliografia específica e contou com o levantamento realizado em Mogi Mirim em um estabelecimento farmacêutico. Foram entrevistados, com livre consentimento, 56 usuários de antibióticos.

O terceiro artigo Avaliação da prescrição de psicotrópicos anorexígenos e sacietógenos para controle de peso em uma farmácia magistral de Mogi Guaçu, estado de São Paulo, Brasil de autoria de Hélison Caio Colombo e Danyelle Cristine Marini de Morais objetiva avaliar o perfil dos consumidores de psicotrópicos anorexígenos e sacietógenos e o papel da farmácia magistral na regulação desse consumo. Nesse estudo, analisaram-se as 144 receitas que indicavam o uso desses psicotrópicos nos meses de outubro e novembro de 2009, em uma farmácia de manipulação de Mogi Guaçu, e a associação desses psicotrópicos com diuréticos, hormônios e ansiolíticos. Os resultados apontam para a necessidade de conscientização dos usuários.

O artigo intitulado Estimativa do número de idosos com doença de Alzheimer no município de Jaguariúna/SP e avaliação do programa de tratamento, quarto da presente edição, é de autoria de Ariana Priscila Marconato e Nádia Regina Borim Zuim. No artigo, após descrever o que é a doença de Alzheimer, objetiva-se estimar o número de idosos com essa doença neurodegenerativa no município de Jaguariúna/SP e avaliar a distribuição dos medicamentos pelo “Programa de Assistência aos Portadores da Doença de Alzheimer” e o custo ao setor público. Para realizar o trabalho foram empregados os dados da farmácia de auto custo do município de Jaguariúna.

O quinto artigo Estudo da frequência de soropositividade para toxoplasmose em pacientes do município de Mogi Guaçu , SP assinado por Elizabeth de Fátima Cavenaghi Dante, Danyelle Cristine Marini e Nádia Regina Borim Zuim aborda as infecções causadas pelo parasita Toxoplasma gondii, que por ser assintomática tem diagnóstico clínico que não é de fácil investigação. O estudo objetivou determinar a frequência de soropositividade nos pacientes atendidos em um laboratório de análises clínicas de Mogi Guaçu e comparar os dados obtidos aos apresentados por outros autores.

O sexto artigo intitulado A formação da cidade de Mogi Guaçu e as propostas do plano diretor de 1971, de autoria de Mário Marangoni Filho, apresenta o planejamento urbano de Mogi Guaçu. Nesse texto, aborda os antecedentes históricos da formação da cidade e, ainda, destaca o primeiro Plano Diretor de Mogi Guaçu que foi a base para um planejamento urbano local desde 1971, como a criação de quatro vias expressas, duas na direção Norte-Sul e duas Leste-Oeste que foram base do crescimento da cidade.

Caderno de Estudos e Pesquisas FOCO: Interconexões contribui para a integração dos cursos das Faculdades Integradas Maria Imaculada, e anseia a interação dos cursos das Faculdades Integradas Maria Imaculada com a comunidade acadêmica em seu espaço para o diálogo.

Agradecer a importante participação dos Coordenadores de Curso das FIMI e, principalmente, dos membros do Conselho Editorial e de Consultores é o nosso Foco.

 

 

Samantha Lodi-Corrêa


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais