Editorial

Samantha Lodi-Corrêa

Resumo


Temos 11ª edição de FOCO: Caderno de Estudos e Pesquisas, uma publicação das Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI). Criada com o intuito de divulgar os trabalhos relizados nas áreas que envolvem Pedagogia, Letras, Ciências com habilitação em: Biologia, Matemática e Química, Engenharia Civil, Farmácia, História, Química Industrial, Biomedicina e Estética.

Para esta edição temos cinco artigos de ex-alunos da instituição orientados por professores especialistas em suas áreas. Com artigos voltados à saúde e um à engenharia civil convidamos os leitores para um passeio pelos estudos realizados.

O primeiro é ANÁLISE DE ACIDEZ, COBRE E GRADUAÇÃO ALCOÓLICA DE AGUARDANTES de autoria de GOMES, Adriano  Donizete; PEREIRA, André Aparecido; MARINI, Danyelle Cristine de; e ZUIM, Nádia Regina Borim. Aguardente de cana-de-açúcar é toda bebida proveniente de uma fermentação seguida de destilação com uma graduação alcoólica. A produção inicia-se com um preparo da cana e posterior moagem para extração do caldo, o qual é diluído e tratado para diminuição de contaminante. O artigo descreveu o processo de produção de aguardente com posteriores determinações de acidez, graduação alcoólica e porcentagem de cobre em aguardentes de cinco destilarias da região de Mogi Guaçu com a finalidade de verificar se os mesmos estavam de acordo com as normas brasileiras.

O segundo artigo é ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS FARMACÊUTICOS NAS DROGARIAS E FARMÁCIAS DE MOGI GUAÇU E MOGI MIRIM foi realizado por Danielli, André Alexandre; MARINI, Danyelle Cristine; ZUIM, Nádia Regina Borim. O setor farmacêutico está cada vez mais mercantilizado, assim o trabalho tem como objetivo demonstrar que as farmácias e drogarias podem ser aproveitadas para a implantação de serviços de saúde, utilizando o espaço não somente com interesse comercial, mais também de utilização de serviços que ajudariam aos clientes, valorizariam o profissional farmacêutico e como consequência valorizariam o comércio e aumentando a fidelização do cliente. Foram entrevistados 41 profissionais farmacêuticos e os resultados vocês podem conferir no artigo.

O artigo AVALIAÇÃO DE DOR CRÔNICA OSTEO-ARTICULAR EM INDIVÍDUOS DE 20 A 70 ANOS DA CIDADE DE MOGI GUAÇU-SP, produzido por CONCEIÇÃO, Magali Aparecida Braga Matias e FAVERO, Fabrício de Faveri é o terceiro. Nele, os autores apresentam estudos sobre a dor é uma das principais causas do sofrimento humano, comprometimento da qualidade de vida, sem capacidade de medir as repercussões psicossociais e econômicas, o que a torna um grave problema de saúde pública. Assim, investigaram as condições dolorosas que levam ao consumo de medicamentos para controle da dor entre frequentadores de farmácias e drogarias entre 20 e 70 anos.

O quarto artigo é ORIENTAÇÃO FARMACÊUTICA EM PACIENTES COM HIPERTENSÃO ARTERIAL VISANDO MELHORA NA ADESÃO À TERAPIA MEDICAMENTOSA, de COSTA, André Luis e FERNANDES, Camila Stéfani Estancial. Conceituando hipertensão arterial e sua origem multifatorial, objetivou-se proporcionar o serviço de orientação farmacêutica a pacientes hipertensos clientes de uma drogaria na cidade de Itapira/SP, além de avaliar a adesão do usuário aos medicamentos antes e após a orientação farmacêutica. O estudo acompanhou 20 pacientes, primeiro sem orientação farmacêutica por um mês e meio, depois se iniciou a orientação, por mais de um mês e meio, ratificando a importância do profissional farmacêutico.  

O último artigo desta edição é APLICAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE UM DIAGRAMA SIMPLIFICADO DA LOGÍSTICA REVERSA NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL, um estudo de GOMES, Inara Camargo e LEME, Mariane Alves de Godoy. O setor da construção civil convive com um enorme desperdício de materiais, insumos e recursos naturais. Com o aumento dos concorrentes pelo mercado consumidor, passou-se nos últimos anos a exigir do setor ações de sustentabilidade.  A lei n°12.305/10 referente à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que obriga o setor a propor destino correto aos resíduos sólidos gerados pela obra, colocando a logística reversa como ação para auxiliar o setor da construção civil frente a essas mudanças.  Este trabalho teve por objetivo apresentar uma revisão teórica da logística reversa, demonstrando os benefícios quando aplicada de maneira eficaz para adequar o ramo da construção civil com a política nacional dos resíduos sólidos, desenvolvendo um diagrama de simples entendimento que pode ser utilizado tanto por estudantes quanto por profissionais da área.

Samantha Lodi-Corrêa


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 FOCO: caderno de estudos e pesquisas