AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE FARMÁCIA NO COMPONENTE CURRICULAR DE FARMACOLOGIA COM A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM TAREFAS

Danyelle Cristine Marini de Morais

Resumo


A educação farmacêutica, após implantação das diretrizes do  Conselho Nacional de Educação número 02 de 19 de fevereiro de 2002, modificou a sua concepção, sendo necessária após a sua publicação a formação de um farmacêutico generalista, com competência e habilidade para atuar em várias áreas profissionais. A implantação da Aprendizagem Baseada em Tarefas (ABT) ou team based learning (TBL) nos cursos de farmácia possibilita a formação de uma profissional crítico e reflexivo, como determinado nas Diretrizes Nacional. O objetivo do trabalho é avaliar a implantação da metodologia PBL na disciplina de Farmacologia do curso de Farmácia das Faculdades Integradas Maria Imaculada, localizada na cidade de Mogi Guaçu, Estado de São Paulo. A implantação do ABT, segundo os discentes, permitiu melhor compreensão e assimilação do conteúdo. Para aumentar o desempenho nesta metodologia, os alunos utilizam mais a bibliografia indicada, e solicitaram que seja aplicado o ABT no final de cada assunto. A utilização do ABT, como uma das metodologias ativas nos cursos de Farmácia, promove a motivação para o aprendizado, o desenvolvimento do raciocínio prático, a estruturação do conhecimento em contexto das situações práticas da profissão e o desenvolvimento de habilidades de atuação para o aprendizado.


Palavras-chave


Metodologia de ensino. Farmacologia. Curso de farmácia.

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