Educação para transformação social: entre o projeto Âncora e projeto Araribá

Alessandra Possebon

Resumo


A partir de uma reflexão crítica sobre a história da educação brasileira verifica-se que ela tem sido instrumento de perpetuação dos ideais do sistema capitalista, legitimando os interesses das classes dominantes ao se organizar de maneira passiva, competitiva e acrítica. Diante de uma realidade bastante problemática da educação nacional, urge outra escola que busque romper com a lógica do capital, que valorize o diálogo e o questionamento. Escolas, nomeadas neste trabalho como alternativas, têm nascido ou se transformado em diferentes partes do país buscando colocar em prática outras propostas educativas, que
respeitam e valorizam a diversidade e incentivam a autonomia. O trabalho apresenta um olhar sobre as características destas escolas com enfoque em dois projetos: Projeto Araribá (Ubatuba-SP) e Projeto Âncora (Cotia-SP) compreendendo que o desenvolvimento de práticas educacionais mais libertadoras são essenciais para a construção de uma sociedade crítica e transformadora.


Palavras-chave


Educação brasileira. Transformação social. Educação alternativa.

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