Análise da deficiência de Vitamina D em pacientes atendidos em um laboratório de análises clínicas no município de Mogi Guaçu/SP

Vaniele Cássia Leme, Nádia Regina Borim Zuim

Resumo


As vitaminas são extremamente importantes para o organismo humano, pois são catalizadores de reações e são divididas em lipossolúveis e hidrossolúveis. A vitamina D é uma vitamina de caráter lipossolúvel. A vitamina D é um hormônio que atua na absorção do cálcio no intestino, formação e reabsorção óssea. É considerada uma vitamina do sol, porque a sua principal fonte é através dos raios ultravioleta (radiação B). A deficiência de vitamina D é um problema de saúde publica, pois não causa somente agravos nos ossos dos pacientes, mas pode levar até problemas imunológicos, endócrino-metabólicas entre outros. O objetivo foi analisar a frequência de pacientes com deficiência de vitamina D em um laboratório de Análises Clínicas no município de Mogi Guaçu/SP. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi por meio da análise dos prontuários de pacientes que realizaram exames no período de 2014 a 2016. Foram anotados a faixa etária, sexo e os níveis de 25-hydroxyvitamina D dos pacientes. Foram analisados um total de 3.210 prontuários. Observou-se um total de 767 (24%) pacientes com deficiência de vitamina D, sendo mais frequente no sexo feminino e na faixa etária entre 60 a 69. A menor faixa etária foi de 10 a 19 anos.  É de grande importância a realização o exame para o resultado de vitamina D para a identificação da deficiência, para que o tratamento possa ser realizado corretamente e não ocorrer o aparecimento de outras doenças.


Palavras-chave


Vitamina D, 25-hydroxyvitamina D, Osteomalacia, Raquitismo.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, M. et. al. Vitamina D-importância da avaliação laboratorial. Revista Portuguesa Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, v. 8, n. 1, p. 32-39, 2013.

BANDEIRA, F. et al. Vitamin D deficiency: a global perspective. Arquivos Brasileiros

de Endocrinologia & Metabologia. São Paulo, v. 50, n. 4, p. 640-646, 2006.

COSTA, F. M. C. J.; MAIA, A. C. B. Concepções de Homens Hospitalizados sobre a Relação entre Gênero e Saúde. Universidade Estadual Paulista (UNESP). São Paulo, v. 25, n. 1, p. 55-59, 2009.

COZZOLINO, S. M. F. Disponibilidade de nutrientes. In _______ Vitamina D (Calciferol). Faculdade de Ciências Farmacêuticas. São Paulo: Editora Manole. 2016. p. 340-365.

DINIZ, H. F. et al. Insuficiência e deficiência de vitamina D em pacientes portadores de doença renal crônica. Jornal Brasileiro Nefrologia. São Paulo, v. 34, n. 1, p. 58-63, 2012.

ELIAS, M. F. Vitaminas. Revista FiB (Food Ingredients Brazil). São Paulo, n. 29, p. 58-61, 2014.

FROTA, K. H. Ponto de corte para adequação da concentração sérica de 25 hidroxivitamina D em adultos e idosos: estudo de base populacional - ISA-Capita. Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública. São Paulo, 2012.

LABORATÓRIO MARICONDI. Resultados de Exames. Disponível em: < http://www.labmaricondi.com.br/>. Acesso em: 15 agos. 2017.

MAEDA, S. S. et al. Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia. São Paulo, v. 58, n. 5, p.411-433. 2014.

MARQUES, C. D.L. et al. A importância dos níveis de vitamina D nas doenças autoimunes. Revista Brasileira Reumatologia. v. 50, n. 1, p. 67-79, 2010.

PREMAOR, M. O. et al. Hipovitaminose D em Adultos: Entendendo Melhor a Apresentação de Uma Velha Doença. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 50, n. 1, p. 29, 2006.

SARAIVA, G. L. et al. Prevalência da deficiência, insuficiência de vitamina D e hiperparatiroidismo secundário em idosos institucionalizados e moradores na comunidade da cidade de São Paulo, Brasil. Arquivo Brasileiro de Endocrinologia Metabológica. Curitiba, v. 51, n. 3, p. 440, 2007.

SCHUCH, N.J. et al. Vitamina D e doenças Endocrinometabólicas. Arquivo Brasileiro Endocrinologia Metabologia. São Paulo, v. 53, n. 5, p. 625-633, 2009.

UNGER, M. D. Determinação dos níveis séricos de vitamina D em uma amostra de indivíduos saudáveis da população brasileira. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 FOCO: caderno de estudos e pesquisas