NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE INTOLERÂNCIA A LACTOSE ENTRE UNIVERSITÁRIOS EM UMA FACULDADE DA CIDADE DE MOGI-GUAÇU

Camila Gandolfo Guerini, Renan Bazuco Frittoli

Resumo


A lactose é um dissacarídeo, hidrolisado pela enzima intestinal lactase e é formada por glicose e galactose. A galactose é convertida em glicose, sendo fonte de combustível metabólico. A intolerância à lactose é o termo usado para descrever os sintomas relatados por pessoas que apresentam má digestão da lactose após ingerirem leite e derivados, sendo um tema de extrema relevância no Brasil e muito prevalente na população mundial. O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento sobre a intolerância a lactose, entre universitários de uma faculdade de Mogi-Guaçu e comparar o nível de conhecimento sobre o tema proposto entre os estudantes de diferentes cursos de graduação. O estudo foi realizado em uma Faculdade da cidade de Mogi Guaçu/SP. Aplicou-se um questionário, com questões fechadas sobre o tema proposto, sendo incluídos alunos do último ano de graduação, sendo 10 do curso de biomedicina, 10 de engenharia civil e 10 de Farmácia com faixa etária entre 18 e 25 anos. Os dados coletados foram separados em categorias diversas observando-se a especificidade da pesquisa. Dentre os 30 estudantes que responderam o questionário, a maioria destes não apresentam intolerância a lactose, e apresentam um nível de conhecimento bastante elevado sobre o tema abordado, no que se refere ao desenvolvimento da intolerância durante a vida e sobre diferenciar alergia de intolerância. Conclui-se que os cursos demonstraram um conhecimento razoável sobre o assunto, porém os indivíduos de biomedicina e farmácia demonstraram ter um conhecimento mais amplo que os indivíduos do curso de engenharia civil.

Palavras-chave


1. Intolerância. 2.Lactose. 3. Lactase.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, C.R, ANDREAZZI, M.A. Intolerância à lactose e suas consequências no metabolismo do cálcio. Centro Universitário de Maringá – CESUMAR, Maringá, 2010 p.1-4, out. 2010.

BREVIDELLI, M. M.; DOMENICO, E. B. L. de. Trabalho de conclusão de curso: guia prático para docentes e alunos da área da saúde. São Paulo. Iátria, 2006.

CUNHA, M.E.T, SUGUIMOTO, H.H, OLIVEIRA, A.N. et al. Intolerância à Lactose e Alternativas Tecnológicas. Universidade Norte do Paraná, Londrina, v. 10, n. 2, p. 83-88, out. 2008.

FRIEDMAN, L. M.; FURBERG, C. D.; DEMETS, D.L. Fundamentals of Clinical Trials, 3ed. Mosby-Year Book. St. Louis, 1996.

GASPARIN, F.S.R; TELES, J.M; ARAUJO, S.C. Alergia à proteína do leite de vaca versus intolerância à lactose: as diferenças e semelhanças, Revista Saúde e Pesquisa, v. 3, n. 1, p. 107-114, jan/abr. 2010.

MATTAR, M.R, CAMPOS, D.F. Intolerância à lactose: mudança de paradigmas com a biologia molecular. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, n.2, p.230-236, 2010.

MATHÍUS, L.A; MONTANHOLI, C.H.S; OLIVEIRA, L.C.N, et al. Aspectos atuais da intolerância à lactose. Revista Odontológica de Araçatuba, Araçatuba, v.37, n.1, p. 46-52, jan/abr, 2016.

PEREIRA, A.S. Malabsorção de lactose do adulto em uma população brasileira. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1981, p.1-50. 1981.

PEREIRA, F.D, FURLAN, S.A. Prevalência de intolerância à lactose em função da faixa etária e do sexo: experiência do Laboratório Dona Francisca. Universidade da Região de Joinville. Joinville, v. 5, n.1, p. 24-29, jun. 2004.

PEREIRA, M.C.S; BRUMANO, L.P; KAMIYAMA C.M, et al, Lácteos com baixo teor de lactose: uma necessidade para portadores de má digestão da lactose e um nicho de mercado, Revista Inst. Latic. “Cândido Tostes”, v.67, nº 389, p. 57-65, nov/dez 2012.

POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em

enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SANTOS, P.F.F. et al. Intolerância à lactose e as consequências no metabolismo do cálcio. Faculdade Leão Sampaio, Juazeiro do Norte, v. 2, p. 2-4, jun 2014.

SILVA, G.G, LOPES, L.A. Intolerância a lactose e galactosemia: importância dos processos metabólicos. Faculdade ÚNICA de Ipatinga. Minas Gerais, v.11, n.4, p.57-62, jun. - ago. 2015.

SPARVOLI, A.C. Malabsorção de lactose do adulto em uma população nordestina. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1989, p. 1-69. 1989.

SPARVOLI, A.C. Malabsorção de lactose do adulto. Prevalência na população sulina. Aspectos genéticos e evolutivos do polimorfismo da atividade lactase. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, p. 1-107, 1990.

TOLEDO, R.J. Má absorção de lactose em população de baixa renda, suas implicações em um programa de suplementação alimentar com leite. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1984 p.2-82, ago.1984


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 FOCO: caderno de estudos e pesquisas