JOGOS COMO RECURSO NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

Bruna Massi Bueno, Paula Massi Reis Pires

Resumo


O principal objetivo desse artigo é propor o uso de jogos como um excelente recurso no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, tanto no campo da Psicopedagogia Clínica como Institucional. Nesse sentido, o artigo aborda aspectos históricos da Psicopedagogia no Brasil, além de salientar a importância da Psicopedagogia para investigar e intervir em aspectos que estimulem o raciocínio lógico-matemático. Como recursos de intervenção, ressalta a resolução de problemas como processo significativo no ensino de matemática numa perspectiva da didática da matemática e jogos selecionados. Em seguida, descreve jogos que trazem em suas implicações pedagógicas meios para auxiliar no processo de investigação e intervenção do Psicopedagogo que atua em clínicas e instituições.


Palavras-chave


Psicopedagogia; Jogos; Raciocínio lógico-matemático; Situações-problema.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Celso. O jogo e a educação infantil: falar e dizer, olhar e ver, escutar e ouvir, fascículo 15. Petrópolis, RJ: Vozes, 9. Ed., 2014.

ASSIS, Orly Zucatto Mantovani de; ASSIS, Mucio Camargo de (org.). PROEPRE: fundamentos teóricos da educação infantil II.4 ed. Campinas, SP: Graf. FE; IDB, 2003.

BOSSA, Nadia A. A psicopedagogia no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2000.Disponível em: .Acesso em: 22 jan 2018, 10:15

CAMPOS, Ana Maria Antunes de. Matemática – Uma Nova Maneira de Aprender e Ensinar.Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2014.

KAMII, Constance. Construtivismo e aprendizagem. in ASSIS, Orly Zucatto Mantovani de.Jogar e Aprender Matemática. São Paulo: LP-Books, 2012. p. 13 -21

MOLINARI, Adriana Maria Corder. Solução de Problemas Aritméticos: possibilidades dos jogos. in ASSIS, Orly Zucatto Mantovani de. Jogar e Aprender Matemática. São Paulo: LP-Books, 2012 p. 107 – 126.

PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

PARRA, Cecília; SAIZ, Irma. Et. Al. Didática da matemática: Reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

RABIGLIO, Marta. Exercitando o Calculo Mental em Jogos. in ASSIS, Orly Zucatto Mantovani de. Jogar e Aprender Matemática. São Paulo: LP-Books, 2012, p.83 – 106.

ZAIA, Lia Leme. Jogar para desenvolver e construir conhecimento: jogar para desenvolver o prazer de aprender matemática. in ASSIS, Orly Zucatto Mantovani de. Jogar e Aprender Matemática. São Paulo: LP-Books, 2012 p. 49 – 82.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 FOCO: caderno de estudos e pesquisas