FIBRO EDEMA GELÓIDE (FEG): COMPARAÇÃO DOS EFEITOS DO ULTRASSOM TERAPÊUTICO COM A TÉCNICA MANUAL

Jenniffer Caroline Francisco, Nádia Regina Borim Zuim

Resumo


Atualmente, para alcançar o padrão de beleza, a mulher, principalmente, submete-se a uma série de sacrifícios como dietas, medicamentos, exercícios exaustivos e, até mesmo, intervenções cirúrgicas, na tentativa de aprimorar ou manter uma boa aparência. Geralmente a maior preocupação das mulheres está ligada ao Fibro Edema Gelóide (FEG), popularmente, chamada de celulite. A FEG é uma alteração das características da pele, que atinge principalmente as regiões do glúteo e coxas.  Pode ser diagnosticado por diversos exames, porém o mais simples é o teste em casca de laranja, que consiste em pressionar o tecido adiposo entre os dedos polegar e indicador ou entre as palmas das mãos, a pele se parecerá com o aspecto de uma casca de laranja, com aparência rugosa. O objetivo do trabalho foi comparar e verificar a efetividade do ultrassom terapêutico aos da técnica manual para o tratamento da FEG. Foram selecionadas 8 voluntárias, com idade entre 18 a 40 anos, com quadro de FEG grau 3. Foi aplicado um questionário inicial, com dados pessoais, estilo de vida e se faz uso de algum tipo de medicação. Foram formando dois grupos: no primeiro com 4 mulheres, que foram submetidas a técnica com Ultrassom Terapêutico por 15 minutos nos glúteos e posterior da coxa. O segundo grupo de mulheres (4) submetidas à terapia com Massagem Modeladora. Foram realizadas 10 sessões, para cada técnica, três vezes na semana durante um mês. Todas as voluntárias ficaram satisfeitas com procedimento realizado. E ao final do procedimento constatou-se que dez sessões foram suficientes para uma melhora na redução do FEG, sendo que o Ultrassom Terapêutico foi mais eficaz que a Técnica Manual.

Palavras-chave


Fibro Edema Gelóide. Massagem Modeladora. Ultrassom Terapêutico. Estética

Texto completo:

PDF

Referências


AFONSO, J. P. J. M. et al. Celulite: artigo de revisão. Surgical & Cosmetic Dermatology, v.2, n.3, p. 214-219. 2010.

AGNES, J. Eletrotermoterapia Teoria e Prática. Rio Grande do Sul: Orium, 2007.

ARIZA; A. R. M. et al. A Eficácia do Ultrassom para o Tratamento de Fibro Edema Gelóide (Celulite), Faculdade Ciências da Saúde -VI Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, Universidade do Vale do Paraíba, 2006.

BORGES, F. Dermato-funcional: modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. São Paulo: Phorte, 2006

CARDOSO, E. A Síndrome da Celulite. Up to, v. 7, n.45, p.48-49, jul., 2002.

CASSAR, M. Manual de Massagem Terapêutica. São Paulo: Manole, 2001.

COMIN, A. F. Dicas de Nutrição Estética: Nutrição aplicada à Prevenção e ao Tratamento da Lipodistrofia Ginóide (“celulite”) 2013. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2018.

CRUZ, A. S. L.; SILVA, V. M. L. A eficácia da massagem modeladora para o tratamento do fibro edema gelóide: revisão de literatura. 2014. 19 f. Monografia – Curso de Estética e Cosmética, Faculdades Integradas Ipiranga, Belém, 2014.

DERMATO FUNCIONAL. Fibro edema gelóide (“celulite”). 2012. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2018.

FABRIS, F. E.; AMORIM, P; WATANABE, E. Eficácia de um creme redutor de gordura e medidas na redução de perimetria abdominal: um estudo de caso. Acadêmica do curso de cosmetologia e estética da universidade do vale do Itajaí, UNIVALI, Balneário Camboriú,

Santa Catarina, 2009.

FERNANDES, P. V. Fisioterapia no Tratamento da Celulite. 2003. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2018

GUIRRO, E. C. O.; GUIRRO, R. R. J. Fisioterapia Dermato-Funcional: fundamentos, recursos, patologias. 3. ed. São Paulo: Manole. 2002.

GUIRRO, E. C. O.; GUIRRO, R. R. J. Fisioterapia Dermato-Funcional: fundamentos, recursos, patologias. 3. ed. São Paulo: Manole. 2004.

KUHNEN, A. P.; SILVA, F. L. Efeitos Fisiológicos do Ultra-som Terapêutico no Tratamento do Fibro Edema Gelóide. 2010. 18 f. Monografia -Curso de Cosmetologia e Estética, Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, 2010.

LEONARDI, G. R. Cosmetologia Aplicada. 2 ed. São Paulo, SP, 2008

LEVITER. História e Evolução da Estética. 2006. Disponível em . Acesso em: 27 out. 2018.

LONGO, G.J. Ultra-som – Um recurso muito valioso. Up to Date, ano 7, n.41, p.54-56, out. 2001.

LOW, J.; REED, A. Eletroterapia Explicada: princípios e prática. 3. ed. São Paulo: Manole, 2001.

MACHADO, A. F. P. et al. Incidência de Fibro Edema Gelóide em Mulheres Caucasianas Jovens. Arquivo Brasileiro de Ciências de Saúde, Santo André. v. 34, n. 2, p. 80-6, Mai/Ago 2009.

MELDAU D. C. Hipoderme. 2016. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2018.

OLIVEIRA A. L. De esteticista para esteticista: diversificando os protocolos faciais e corporais aplicados na área de estética. São Paulo: Matrix; 2014

PARIENTI, I. J. Medicina Estética. São Paulo: Andrei, 2001.

RAO, J.; GOLD, M. H.; GOLDMAN, M. P. Um estudo randomizado, duplo-cego, de dois centros testando a tolerabilidade e eficácia de um novo agente terapêutico para a redução da celulite. J Cosmet Dermatol., v. 4, p. 93-102, 2005.

RATNER, D., THOMAS, C. Digital Photography.2003. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2018

RIBEIRO, C. Cosmetologia aplicada a dermoestética. São Paulo: Pharma books, 2006.

ROSSI, A. B. R.; VERGNANINI, A. L. Celulite: uma revisão. J Eur Acad Dermatol Venereol., v. 14, p. 251-62 , 2000.

ROSSI, M.H. Dermato Paniculopatias e Ultra-som. Material do IBRAPE, 2001.

SILVA, J. C. A. C. et al. Análise da eficácia da massagem modeladora na região abdominal de mulheres sadias. XIII Encontro Latino Americano de Iniciação Cientifica e IX Encontro Latino Americano de Pós-Graduação - Universidade do Vale do Paraíba, 2009.

SOUZA V. M. Ativos Dermatológicos: guia de ativos dermatológicos utilizados na farmácia de manipulação pata médicos e farmacêuticos. v.2. São Paulo: Tecnopress, 2004.

STARKEY, C. Recursos Terapêuticos em Fisioterapia. São Paulo: Manole, 2001.

TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo Humano: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006

TUNAY, V. B. et al. Efeitos da massagem mecânica, drenagem linfática manual e técnicas de manipulação do tecido conjuntivo na massa gorda em mulheres com celulite, J Eur Acad Dermatol Venereol. , v. 24, n. 2, p. 138-42. 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 FOCO: caderno de estudos e pesquisas