ÍNDICE DE COLESTEROL E TRIGLICÉRIDES EM INDIVÍDUOS COM MAIS DE 40 ANOS EM DOIS LABORATÓRIOS DO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP NO ANO DE 2018

Milena Natasha Franceschini, Renan Bazuco Fritolli

Resumo


Os lipídios, como o colesterol e os triglicerídeos, são precursores de compostos ativos biologicamente necessários ao organismo humano, porém, em excesso, podem ocasionar diversas patologias, além de estarem intimamente associados ao desenvolvimento de alterações cardiovasculares, principalmente em indivíduos com idade superior aos 40 anos. O objetivo deste trabalho foi comparar o nível de colesterol e triglicerídeos em homens e mulheres com mais de 40 anos de idade, em dois laboratórios da cidade de Itapira-SP no ano de 2018. Trata-se de uma pesquisa transversal em pacientes que realizaram exames de colesterol total, LDL (lipoproteína de baixa densidade), HDL (lipoproteína de alta densidade) e triglicerídeos na cidade de Itapira/SP no período de janeiro a junho de 2018. Observou-se neste trabalho que os níveis de colesterol total acima dos valores de referência foram mais frequentes no laboratório particular nos meses de fevereiro, março e abril. Quanto aos níveis HDL, observamos maior frequência de casos também no laboratório particular. Para LDL, no mês de fevereiro houve o maior número, em ambos os sexos, no laboratório particular. Referente aos dados das triglicérides observou que até fevereiro houve uma frequência maior no laboratório particular, porém houve mudanças a partir do mês de março, com diminuição no laboratório particular e aumento da frequência no laboratório público. Portanto, a frequência de exames de colesterol e triglicerídeos alterados variaram entre o laboratório particular e o público. A dislipidemia é de extrema importância e precisa ser controlada, sendo a principal causa de morte por doenças cardiovasculares no mundo.    


Palavras-chave


Hipercolesterolemia. Triglicérides. Saúde.

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO FILHO, E.T.; ALENCAR, Y.M.G.; LIBERMAN, S. Fatores de risco de aterosclerose na mulher após a menopausa. Arq Bras Cardiol, v.66, n.1, p.37-48, 1996.

COELHO, V.G et al. Perfil Lipídico e Fatores de Risco para Doenças Cardiovasculares em Estudantes de Medicina. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, São José do Rio Preto, SP, v. 85, n. 1, p. 57- 62, 2005.

DOMINICZAK, M.H.; WALLACE, A.M. Biossíntese de Colesterol e Esteroides. In: BAYNES, John W.; DOMINICZAK, Marek H. Bioquímica Médica. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier. Cap. 18, p. 205-218, 2010.

ESTRIDGE,B.H. Técnicas Básicas de Laboratório Clínico. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

FAERSTEIN, L.E.T.M. Colesterol e a prevenção de eventos ateroscleróticos, limite de uma nova fronteira. Revista de saúde pública, Rio de Janeiro-RJ,p. 51;2, 2017.

FARRELL, M.Nutrição e Fundamentos para uma dieta adequada. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara,2005.

FARRELL, M.L.; NICOTERI, J.A.L. Nutrição em enfermagem: Fundamentos para umadieta adequada. 3 Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

GIULIANO, I.C.B et al. Lípides Séricos em Crianças e Adolescentes de Florianópolis, SC – Estudo Floripa Saudável 2040. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 85, n.2, p. 85-91, 2005.

HALPERN, A. Pontos para o Gordo! Rio de Janeiro: Record, 1999.

KERBER, S.L.; ANTUNES, A.G.V.; CAVALETT, C. Avaliação do perfil lipídico em alunos de 10 a 18 anos em uma escola particular do município de Carazinho-RS. Revista Brasileira de Análises Clínicas, Carazinho-RS, v.42, n.3, p. 231-234, 2010.

LAGO, M.. Perfil Lipídico e Fatores de Risco Cardiovasculares em Motoristas de Caminhão da Região Norte do Estado do Rio Grande do Sul. 23f. Monografia (Conclusão do curso) - Universidade Luterana do Brasil, CARAZINHO/RS, 2009.

MONTEIRO, M.F; SOBRAL FILHO. Exercício físico e controle da pressão arterial. RevBrasMed Esporte, v.10 n.6, Niterói, 2004.

POZZA, C.D; MOSSI, D.C. Relação entre o Perfil Lipídico, Glicemia, Hábitos Alimentares e Condição Sócio Econômica de Escolares Obesos e com Sobrepeso da Rede Estadual do Ensino Fundamental da Cidade de Chapecó-Sc, 62f. Monografia (Conclusão do curso) – Universidade Comunitária Regional de Chapecó Unochapecó, Área de Ciências da Saúde, Chapecó-SC, 2010.

RABELO, L.M. Fatores de risco para doença aterosclerótica na adolescência. Jornal de Pediatria, vol. 77, n2. p.153-164, 2001.

SCHERR, C.; MAGALHÃES, C.K; MALHEIROS, Waldir. Análise do Perfil lipídico em Escolares. Arquivo Brasileiro de Cardiologia, Rio de Janeiro, v.89, n.2, p. 73-78, 2007.

SEMENKOVICH,C.Distúrbios do Metabolismo dos Lipídios. In Goldmen Lee. Ed. 23.Rio de Janeiro, 2009.

SILVA, R.A et al. Estudo do perfil lipídico em crianças e jovens do ambulatório pediátrico do Hospital Universitário Antônio Pedro associado ao risco de dislipidemias. Jornal Brasileiro Patologia Médica Laboratorial, v. 43, n.2, p. 95-101, abri. 2007.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. IV Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, 2007.

SOUZA, K. Experimentos de Bioquímica, 2012. Disponível em: Acesso em: fev. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 FOCO: caderno de estudos e pesquisas