PERFIL DA AUTOMEDICAÇÃO EM UNIVERSITÁRIOS DA CIDADE DE MOGI GUAÇU

Danyelle Cristine MARINI, Aparecida Dieniffer CARVALHO, Daniela do Macedo CARMO, Suelaine de Cassia LIMONE

Resumo


No Brasil, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas, cerca de 80 milhões de pessoas são adeptas da automedicação, podendo essa ser realizada ao adquirir-se o medicamento sem receita, ao compartilharemse medicamentos com outros membros da família ou círculo social, ao utilizarem-se sobras de prescrições, ao reutilizaremse antias receitas e descmrirse a rescrio rofissiona prolongando ou interrompendo precocemente a dosagem e o período de tempo indicados na prescrição. A automedicação pode trazer consequências indesejáveis ao paciente como enfermidades e mascaramento de doenças evolutivas. Certamente a aidade da oferta de medicamentos e a eficincia do trabalho das várias instâncias que controlam esse mercado também exercem papel de grande relevância nos riscos implícitos da automedicação. Diversos estudos realizados mostram que esta é uma prática comum para o tratamento de sintomas menores. A metodologia utilizada no trabalho foram  ma reiso iiorfica com as aarascae automedicação, publicidade, marketing e propaganda de medicamentos. Foram selecionados artigos originais, nos quais mostram a inncia da icidade na atomedicao  um questionário aprovado previamente pelo Comitê de Ética das Faculdades Integradas Maria Imaculada. Os resultados obtidos foram idênticos para ambos os gêneros no uso da automedicação. Concluiu-se que o índice de automedicação no meio universitário é preocupante, sendo necessária à conscientização da população em geral sobre o uso racional de medicamentos e os seus efeitos adversos.

Palavras-chave


Medicamento. Indicação. Automedicação. Propaganda. Universitários.

Texto completo:

PDF

Referências


I S C IS do C S C II erfi da to edicao no rasi Revista de Saúde Pública, v. 31, n. 1, São Paulo, 1997, p. 71-77.

CI II C S C I ICÇÃO. Revista da Associação Médica Brasileira (Editorial da Revista), v. 4 São Paulo, 2001. 4 p.completar referência

SS so ata eatado de medicamentos e alguns de seus determinantes entre 35 a mulheres de 65 anos de idade, em meados de Suécia: um estudo de base populacional. Jornal de Epidemiologia Clínica, v. 53, nº 6, São Paulo, jun. 2000, p. 637-643.

SS Merchandising no Ponto-de-Venda, São Paulo, Atlas, 2001.p.18

CS IC Marketing Promocional: Descobrindo Os Segredos do Mercado, São Paulo: Atlas, 1996, p. 184-185.

CS A Propaganda de Medicamentos de Venda Livre: Um Estudo do Discurso e das Questões Éticas, São Paulo: Universidade Metodista, 2005, 232 p.

CS A Propaganda de Medicamentos de Venda Livre: Estratégias Discursivas, São Paulo: Universidade Metodista, 2005, 18 p.

I Psicodinâmica das cores em comunicação, 4ª ed., São Paulo: Edgard Blücher, 1990. 240p.

SS C Propaganda de Medicamentos – Pra você Ficar Legal!. São Caetano do Sul: IMES, 2001. 11p.

S oe C Health Status and Social Factors in Nonprescribed Drug Use, Med Care, v. 21, p. 33, 1983.

I oas reras e desafios ara a roaanda de edicamentos Guia da farmácia : revista dirigida aos profissionais da saúde, São Paulo, v. 200, jul. 2009, pg. 78-80.

I C I CS L. Prevalência e Fatores Asociados à Automedicação: Resultados do Projeto Bambuí. Belo Horizonte: Fiocruz, 2001. 8 p.

IS S C iciados em edicamentos Revista Superinteressante. São Paulo, ed. 185, fev. 2003, p. 44. Disponível em: Acesso em 10 de jun. de 2009.

SIIS S S CI C I Ciências Farmacêuticas: farmácia clínica e atenção farmacêutica. Rio de Janeiro: Guanabara ooan

SC Automedicação, Custo e Saúde. Editorial, Ver. Port. Clin Geral, 2000. 3p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 FOCO: caderno de estudos e pesquisas