VARIAÇÃO DIMENSIONAL DA MADEIRA COM A UMIDADE – UM ESTUDO DA ANISOTROPIA

Hugo Luiz Barbosa, Alex Roberto Alipio, Odilon Antonio Leme da Costa

Resumo


A umidade é uma das principais causas de patologias em construções. A madeira, por se tratar de um material natural e com isso de comportamento irregular, possui um efeito higroscópico que nada mais é do que a capacidade de absorver água em estado líquido ou estado gasoso (vapor), e possui um efeito anisotrópico que basicamente é a variação das características dimensionais pelo o efeito da umidade. O objetivo foi encontrar uma equação matemática que descreva o comportamento volumétrico da madeira pela influência da umidade. (Analisando o peso e as dimensões dos corpos de prova que foram analisados devido a variação volumétrica de corpos de prova de acordo com a umidade). E acompanhar o quanto a variação da umidade afeta nas dimensões dos corpos de prova. Foi necessário a utilização de medições (peso e variação volumétrica) e acompanhamento através de ensaios de corpos de prova para aquisição de dados e parâmetros de tendência do comportamento higroscópico das amostras que foram analisadas no laboratório de Engenharia nas dependências das Faculdades Integradas Maria Imaculada.


Palavras-chave


Madeira. Anisotropia. Umidade

Texto completo:

PDF560

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7190:1997 – Projeto de estruturas de madeira. Rio de Janeiro, 1997.

COSTA, Odilon Antonio Leme da. VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DE ONDAS DE

ULTRA-SOM NA MADEIRA PARA DIFERENTES. Orientador: DRa. RAQUEL GONÇALVES. 103f. Trabalho de conclusão de curso (Doutorado) - Faculdade de Engenharia Agrícola, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

GALVÃO, Paulo Mendes. Estimativas da Umidade de Equilíbrio da Madeira em Diferentes Cidades do Brasil. IPEF, n.11, p.53-65,1975.

LOGSDON, Norman Barros. INFLUÊNCIA DA UMIDADE NAS PROPRIEDADES DE RESISTÊNCIA E RIGIDEZ DA MADEIRA. Orientador: Carlito Calil Junior. 174f. Trabalho de conclusão de curso (Doutorado) – Faculdade de Engenharia Civil, Universidade de São Paulo, São Carlos, 1998.

MACHADO, Nuno Cláudio de Carvalho Mendes - VARIAÇÃO DIMENSIONAL DA MADEIRA DEVIDA AO SEU COMPORTAMENTO HIGROSCÓPICO. Orientador: Vasco Peixoto de Freitas. 146f. Trabalho de conclusão de curso (Mestrado) – Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2006.

MORESCHI, João Carlos. PROPRIEDADES DA MADEIRA. 2014. Disponível em: http://www.madeira.ufpr.br/disciplinasmoreschi/PROPRIEDADES%20DA%20MADEIRA.pdf.Acesso em: 27 mar. 2019.

NAHUZ, Marcio Augusto Rabelo. CATÁLOGO DE MADEIRAS BRASILEIRAS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL. São Paulo: IPT, 2013.

NENNEWITZ, Ingo. et al. MANUAL DE TECNOLOGIA DA MADEIRA. 2.ed. São Paulo: Blucher, 2012.

PFEIL, Walter; PFEIL, Michèle. Estruturas de Madeira. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

SKAAR, Christen - Wood-WaterRelations. 1988. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=ZvTuCAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA4&dq=SKAAR,+Christen+&ots=iSn_p80AHt&sig=xi6bDlpE-3Ed9QSVN1wDladimho#v=onepage&q=SKAAR%2C%20Christen&f=false

Acesso em: 24 abr. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 FOCO: caderno de estudos e pesquisas