ANÁLISE MATRICIAL DE ESTRUTURAS RETICULADAS

Lucas da Silva Martins, Pedro Augusto Brandão, Wando Roberto Trentin

Resumo


As obras de construção civil exigem projetos com alto nível de elaboração, principalmente em se tratando da estrutura. Os sistemas estruturais são formados por vários componentes como, tirantes, escoras, vigas, pilares e diafragma. Quando o conjunto de elementos de uma estrutura possui uma disposição linear, podemos identificá-la como uma estrutura plana e reticulada. Existem dois métodos que podem ser aplicados na análise de todos os tipos de estruturas reticuladas, o método das forças e o método dos deslocamentos. Os programas computacionais são capazes de realizar surpreendentes feitos matemáticos, porém, esses programas devem ser alimentados com um sistema organizado, multifacetado e objetivo, uma vez que a demanda do mercado exige o desenvolvimento de ferramentas computacionais que, promovam a evolução dos projetos estruturais e, conforme as estruturas vão atingindo níveis mais elevados de complexidade e a quantidade de carregamentos aumentam, a análise matricial de estruturas, principalmente as que são aplicadas em sistemas computacionais, se tornam fundamentais na obtenção de resultados mais rápidos e precisos. O objetivo deste trabalho foi demonstrar como calcular os esforços internos de uma estrutura reticulada, por meio de um modelo estrutural plano bidimensional, com aplicação da análise matricial de estruturas em uma linguagem computacional. O sistema de aplicação dos pontos de apoio da viga estudada será por meio de coordenadas num plano bidimensional, com utilização do programa Excel para aplicação das matrizes em uma interface interativa de acordo com o modelo selecionado para estudo.


Palavras-chave


Estrutura. Programa Computacional. Análise matricial

Texto completo:

PDF567

Referências


GERE, J. M.; WEAVER, W. Jr. Análise de estruturas reticuladas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

LEET, K. M.; UANG, C.; GILBERT, A. M. Fundamentos da Análise Estrutural. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.

MARTHA, L. F. Análise de estruturas: conceitos e métodos básicos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

MCCORMAC, J. C. Análise estrutural: Usando métodos clássicos e métodos matriciais. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

PEREIRA, R. A. T. Análise de estruturas reticuladas espaciais com barras de seções variáveis. Ouro Preto, mar. 2015. Disponível em: https://www.propec.ufop.br/uploads/propec_2016/teses/arquivos/dissertacao-vf-29-04-2015.pdf. Acesso em: 14 mar. 2019.

SUZUKI, M. S. Análise de estruturas reticuladas utilizando o software excel pelo método dos elementos finitos. Guaratinguetá, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/111055/000792446.pdf?sequence=1. Acesso em: 18 set. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 FOCO: caderno de estudos e pesquisas