A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE NO ENSINO ESCOLAR

Maria Sueli da Costa, Ana Olívia Fernandes

Resumo


Este artigo refere-se à importância da conscientização da Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade no Ensino Escolar. Abordando de forma imprescindível como a escola e comunidade têm papel fundamental na participação da educação envolvendo o protagonismo juvenil. Trabalhar esses conceitos com os jovens na participação ativa dentro da escola e na comunidade é uma maneira de cooperar com a sustentabilidade e compreender que a degradação ambiental significa uma ameaça aos sistemas de suporte à vida. São os ecossistemas que oferecem inúmeros benefícios à sociedade e ao equilíbrio ecológico, quando por algum motivo são destruídos, seja pelos fenômenos naturais ou por ações humanas, esse desiquilíbrio desencadeará o surgimento de doenças endêmicas em áreas onde já se encontram controladas, acarretando prejuízo à população.

Palavras-chave


Metodologias ativas. Degradação ambiental. Meio ambiente. Poluição. Problemas ambientais.

Texto completo:

PDF652

Referências


BRASIL, A. M.; SANTOS, F. Equilíbrio Ambiental & Resíduos na Sociedade Moderna. São Paulo, Editora FAARTE, 3ª ed., 2007.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Resolução CNE/CP nº2, de 15 de junho de 2012. Brasília. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 18 de junho de 2012, Seção 1.

BECK, Ulrich. Sociedade de Risco. Rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Editora 34, 2011.

CAMARGO, F. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

COELHO, E. K. Descentralização, Juventude & Meio Ambiente: Uma Proposta de Inclusão Social, especialização, USP/2000 – SP.

CONAMA. Conselho nacional do Meio Ambiente. nº1, de 23 de janeiro de 1986. Publicada no Diário Oficial [da] União, de 17 de fevereiro de 1986, Seção 1, páginas 2548-2549. Política Nacional do meio Ambiente. Disponível em:< http://www2.mma.gov.br/port/conama/legislacao/CONAMA_RES_CONS_1986_001.pdf>. Acesso em: 16 out.2019.

DIAS, G. F. Atividades interdisciplinares em EA. São Paulo: Ed. Global, 1994.

DIAS, G.F. Educação Ambiental: Princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2004.

GOERGEN, P. Educação e valores no mundo contemporâneo. Educação e Sociedade, Campinas, 2005.

GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. São Paulo: Papirus, 2001.

GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. 4. ed. São Paulo: Papirus, 2001.

HAMMES, Valéria Sucena (Org.). Construção da proposta Pedagógica, In: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Globo: Embrapa, v.1,2004a.

_________Proposta Metodológica de Macro Educação, In: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Globo: Embrapa, v.2, 2004b.

_________Ver: Percepção do Diagnóstico Ambiental, In: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Globo: Embrapa, v.3, 2004c.

JACOBI, P. et al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, 1998.

LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.

LEIS, H. R.; D’AMATO, J.I. O ambientalismo como movimento vital: análise de suas dimensões histórica, ética e vivencial. In: CAVALCANTI, C. (Org) Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo: Cortez; Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1995. P. 77-103.

MARIN, A. A. A educação nos caminhos da sensibilidade estética: perspectivas comuns entre educação estética e ambiental. In: V Congresso Ibero-americano de educação ambiental, Joinville, 2006.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, Brasília: Unesco, 2001.

PEDRINI, A. G. Educação Ambiental: Reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 1997.

PEDRINI, A.G. Um caminho das pedras em Educação Ambiental. In: PEDRINI, A.G. (Org.) Metodologias em Educação Ambiental. Petrópolis: Vozes, 2007.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2017.

TOFFLER, A. A terceira onda. 2ªed. Trad. João Távora. Rio de Janeiro: Record, 1980.

TORRESI, Susana I.; PARDINI, Vera L.; FERREIRA, Vitor F. O que é sustentabilidade?. Química nova, v.33 n., p.1-1, 2010.

VIEZZER, M.; OVALLES, O. (Orgs.). Manual Latino-americano de Educação ambiental. São Paulo: Gaia, 1994.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 FOCO: caderno de estudos e pesquisas