Editorial

Samantha Lodi-Corrêa

Resumo


Apresentamos a 16ª edição de FOCO: Caderno de Estudos e Pesquisas, uma publicação das Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI). O Caderno Foco tem a mesma característica dos cursos da instituição: a diversidade. Desta forma, aceitam-se artigos nas áreas de Arquitetura; Biomedicina; Engenharia Civil; Engenharia Mecânica; Estética, Farmácia; História; Letras; Pedagogia; Química Industrial. Nesta edição temos 5 artigos.

Em ATENÇÃO FARMACÊUTICA: AVALIAÇÃO DAS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ENTRE OS PACIENTES IDOSOS PELA ANÁLISE DE PRESCRIÇÕES de autoria de JACINTO, Bruna e MARINI, Danyelle Cristine o objetivo foi avaliar a quantidade de medicamentos usados pelos idosos a partir de 65 anos por meio da análise de prescrições, focando nas interações medicamentosas e os riscos que os mesmos proporcionam aos pacientes. Foram avaliadas 100 prescrições médicas com levantamento de informações complementares de pacientes portadores de hipertensão arterial sistêmica e faziam a administração de medicamentos que atuam no sistema cardiovascular.

Em AVALIAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO EM FARMÁCIAS DE MOGI GUAÇU E MOGI MIRIM-SP de autoria de FANTIM, Lidia Lourenço Martinelli e RODRIGUES, Renata Lopes o objetivo foi verificar o nível de cumprimento dos requisitos de Boas Práticas de Manipulação (RDC 67/07) em farmácias dos municípios de Mogi-Guaçu-SP e Mogi Mirim-SP. Os dados foram obtidos pela aplicação de um questionário a funcionários de farmácias destes municípios. O trabalho parte das determinações propostas pelas Boas Práticas de Manipulação em Farmácias (BPMF) definidas pela Resolução da Diretoria Colegiada N° 67 de 8 de outubro de 2007 (RDC 67/07).

Em PERSPECTIVAS NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR, pesquisa realizada por TRIÑANES, Maria Teresa R. parte do seguinte questionamento: como garantir a presença e aprendizagem exitosas deste aluno? Valendo-se de revisão bibliográfica, documentos nacionais e internacionais a autora aborda os desafios de conciliar o ensino superior com a educação inclusiva, ressignificando o processo entre profissionais da instituição e aluno.

Em AVALIAÇÃO DA FARMACOTERAPIA DOS PACIENTES ATENDIDOS NA FARMÁCIA DE PSICOTRÓPICOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAUDE (SUS) DE MOGI GUAÇU assinado por SILVA, Silvana Zaneti da; FERNANDES, Camila Stefani Estancial e MARINI, Danyelle Cristine teve como objetivo desenvolver uma pesquisa descritiva ao verificar as prescrições dos pacientes que retiram seus medicamentos antidepressivos na Farmácia de Psicotrópicos no SUS, localizada no centro da cidade de Mogi Guaçu-SP. Avaliaram os antidepressivos mais prescritos no Sistema Único de Saúde e as possíveis interações medicamentosas que podem ocorrer com o uso destes fármacos.

Em DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA COLETOR DE ESGOTOS DOMÉSTICOS DO LOTEAMENTO PARQUE DAS PALMEIRAS – AGUAÍ – SP pesquisa realizada por ROCHA JUNIOR, Jorge Luis; PANCIERI, Lucas Edgar Pereira e LEME, Mariane Alves de Godoy considera-se os quatro princípios fundamentais de saneamento básico, o esgoto doméstico é gerado a partir da água de abastecimento e, portanto, sua medida resulta da quantidade de água consumida. Com 49% do esgoto coletado e somente 10% tratado o Brasil não acompanha seu crescimento urbano. Assim, foram realizadas neste trabalho as análises dos cálculos e parâmetros de projeto para o dimensionamento do sistema coletor de esgotos domésticos do Loteamento Parque das Palmeiras, localizado no município de Aguaí, interior do Estado de São Paulo, apresentando as infraestruturas atualmente aplicadas para a coleta do esgoto doméstico em loteamentos

 

Boa leitura!

Samantha Lodi-Corrêa

Editora

 

 

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 FOCO: caderno de estudos e pesquisas