TICs na ETI: deficiência visual e a percepção de professores

Maria Teresa Rocha Trinãnes

Resumo


As políticas públicas têm facilitado o acesso e uso de recursos tecnológicos, multimeios, na escolarização de alunos que apresentam deficiência visual (DV) facilitando a aprendizagem, enriquecendo a prática docente. A Secretaria de Educação Básica legitima a todos os educandos o direito de apropriarem-se do conhecimento utilizando-se de Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) como meios e ferramentas de acesso à comunicação, permitindo-lhes acompanhar o ensino regular com equidade; destacando-se as TICs de acesso ao Sistema Braille, o Concept Phone, o Jaws, Dos Vox, Virtual Vision, Software SeeScan, os audiolivros, entre outros. A Educação Especial, como modalidade de ensino na escola regular, vem atuando como promotora da inclusão escolar, complementado pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) com orientações técnicas sobre as mídias para alunos com DV. Assim, busca-se refletir sobre a percepção docedente que retira ete aluno da sala de aula comum para desfrutar das TICs adaptadas à sua especificidade. Em dados coletados
em pesquisa qualitativa com 14 professores do Esnino Fundamental, apontaram as suas dificuldades para com a permanência de um aluno na sala de aula comum, isentando a ewscola de seu compromisso social. Verificou-se também sua exclusão da proposta curricular da ETI. A legislação nacional permite a flexibilidade da Educação  Especial, como modalidade de ensino da ETI, como inerente para o fomento da qualidade do ensino público.


Palavras-chave


Deficiência Visual. Multimeios. Escola de Tempo Integral.

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